7 de julho de 2008

Hamilton Magistral em Casa



Venho um pouco atrasado mas deixo aqui mais uma vez as minhas impressões do GP da Grã-Bretanha, uma corrida memorável, com a chuva a fazer mais uma vez das suas. Lewis Hamilton dominou por completo, mas não foi só o inglês a surpreender, com algumas belas prestações em tais condições. Mais uma vez a Ferrari demonstrou não saber lidar com cenários de chuva e com Massa toda a corrida a dançar a valsa.

No Pódio:
- Lewis Hamilton.
Um piloto de extremos, é o 8 ou o 80. Capaz dos erros mais absurdos como das mais incríveis prestações. Talento não lhe falta, e nesta corrida mostrou que é um dos melhores pilotos em corrida. Um domínio sobre chuva ao estilo de Ayrton Senna ou Michael Schumacher, provou hoje que faz parte da raça dos grandes campeões. Partiu que nem um foguetão na partida, desfez-se de Kovalainen e voou para a vitória. Consegue também um óptima operação no campeonato do mundo: Massa e Kubica não pontuaram, Raikkonen só foi 4º e volta assim a liderar o campeonato do mundo, empatado com Massa e Raikkonen, Kubica a 2 pontos. Só tem de assentar a cabeça sobre os ombros e manter os pés no chão. Mas como isso não tem sido o seu ponto forte, veremos...

- Nick Heidfeld.
Esteve durante toda a primeira parte da temporada na sombra de Kubica, mas após se ter finalmente qualificado à frente do polaco, tudo indicava que esta seria a vez do alemão brilhar. Fez uma corrida sólida, esteve sempre sobre controlo e fez duas belas ultrapassagens duplas. Fazendo bem as contas após o grande-prémio, não está muito longe do primeiro lugar, se bem que pareça improvável juntar-se à luta para o titulo.

-Rubens Barrichello/Honda.
Tenho de dar a mão à palmatória. Após as ultimas corridas, não apostava nem um tostão na equipa japonesa nem nos seus pilotos, mas como em F1 tudo pode acontecer, sobretudo nestas condições, ninguém soube aproveitar melhor do que a Honda e Barrichello. Partindo do fundo da grelha, Button e Barrichello rápidamente se encontraram nos pontos. Apesar da desistência de Button, Barrichello continuou a brilhar após um excelente estratégia onde, com pneus "extreme wet", chegou a andar 10 segundos mais rápido que Hamilton. Não fosse um problema na mangueira de combustível e o brasileiro teria sido certamente 2º. Um merecido pódio para Barrichello que já não lá ia desde dos tempos da Ferrari, em 2005 e para a Honda que já não ia ao pódio desde 2006.

Menções Honrosas:
Kazuki Nakajima.
Apesar de vários erros durante a corrida, soube sempre dar a volta à situação e foi remontando até chegar aos pontos. Rosberg, que partiu das boxes também foi subindo na classificação, mas uma colisão com Glock custou-lhe um lugar nos pontos.

Nelson Piquet.
Apesar de não ter terminado a corrida penso que seria injusto não o referir. Fez uma bela corrida, com ultrapassagens em particular a Alonso. Esteve melhor que o seu companheiro/ex-campeão do mundo e foi realmente um pena não ter chegado ao fim da corrida, após um pião inevitável. Quanto a Alonso optou pela mesma estratégia que Raikkonen e fez o que pôde.

K.O.:
Ferrari/Massa.
A "scuderia" errou mais uma vez na estratégia de corrida. Ter deixado Raikkonen com pneus intermédios já usados aquando da primeira paragem, quando este se estava a aproximar de Hamilton, foi um erro crasso, até porque o Ferrari de Raikkonen parecia estar bastante mais rápido que o McLaren de Hamilton. Depois temos Massa, uma total nulidade em Silverstone. Andou a dançar pela pista e acaba em ultimo. É preciso também ser-se rápido e saber conduzir com pista molhada. Muito mau para quem quer ser campeão. Se por um lado tivemos um Hamilton comparável a Senna, do outro tivemos Massa com uma hidrofobia ao bom estilo de Prost.

Force India.
Nenhum dos monolugares da equipa chegou ao fim do grande-prémio. Sutil que parece bastante à vontade em piso molhado desta vez não teve na chuva uma aliada. Quanto a Fisichella saiu da pista da mesma forma que todos os outros...

David Coulthard.
Não chegou sequer a completar uma volta e ainda levou com ele Sebastian Vettel. Para quem corria a ultima vez em casa foi um triste espectaculo.

Mark Webber.
É com grande pena minha que nenhum dos Red Bull se deu bem. O australiano arrancou mal, perdendo logo para Raikkonen e Hamilton, saindo logo em pião a seguir. Ainda esboçou uma recuperação, mas voltou a errar. Acabou, mas sem pontos.

Heikki Kovalainen.
Tinha tudo em suas mãos para fazer uma boa corrida e até mesmo ganhar. Andou a medo, com muita indecisão e dificuldades para ultrapassar adversários mais lentos. Parece que a "pole" foi sol de pouca dura para o finlandês. Está a milhas do colega de equipa e a sua continuação na McLaren não parece muito segura. Eu pessoalmente via com bons olhos a ida de Rosberg ou Kubica para a equipa inglesa. Se bem que ir para uma equipa onde Hamilton é rei pode não ser muito benéfico. Esperemos para ver o que acontece.

Sendo assim, e a meio do campeonato, temos uma enorme disputa para o titulo do pilotos com Massa, Hamilton e Raikkonen empatados a 48 pontos e Kubica com 46. Mesmo assim, creio que a balança tende para o lado da Ferrari, que a meu ver continua com o melhor monolugar.
Confira aqui os resultados:

Resultados Do GP da Grã-Bretanha:


Mundial de Pilotos:


Mundial de Constructores:

Sem comentários: